Em cada um desses casos, é contradição (sendo ela a própria uma construção do aprendiz) que provoca o desequilíbrio, fornecendo a motivação interna para uma acomodação.
Piaget propõs que três tipos de compensações ou acomodações poderiam ser construídos por aprendizes ao lidar com este desequilíbrio:
(1) eles poderiam ignorar as contradições e preseverar em seu esquema ou idéia inicial;
(2) eles poderiam oscilar, mantendo ambas as teorias simultaneamente e lidando com a contradição, fazendo cada teoria servir para casos específicos e separados, ou
(3) eles poderiam construir uma noção nova, mais abrangente, que explicasse e resolvesse a contradição anterior.
Em ambos os casos, o importante é observar que todas as compensações são decorrentes do comportamento interno auto-organizador do aprendiz.
Piaget observa que as contradições são construídas apenas secundariamente, após os aprendizes primeiro buscarem semelhanças entre experiências (denominadas afirmações), tentando organizar cada experiência com os esquemas de que já dispõe.
No comments:
Post a Comment