Monday, February 7, 2011

A Psicologia Sócio- Histórica do Desenvolvimento, de Lev Vygotsky

Ele definiu os conceitos espontâneos como pseudoconceitos - os do tipo estudado por Piaget, os que a criança desenvolve naturalmente no processo de construção "que emerge das reflexões da própria criança sobre a experiência cotidiana" (Kozulin, 1986).

Vygotsky propôs que os conceitos científicos, por outro lado, originam-se na atividade estruturada da instrução de sala de aula e impõem sobre a criança abstrações mais formais e conceitos logicamente mais definidos do que os construídos espontaneamente.

Ele os concebeu como conceitos mais formalizados, fruto de acordos culturais.

Tendo feito essa distinção entre Pseudoconceitos e conceitos científicos, uma das principais questões de Vygotsky tornou-se: o que facilita a aprendizagem que leva a criança a passar dos conceitos espontâneos para os conceitos científicos?

Zona de Desenvolvimento Proximal. Vygotsky (1962/1986) alegou que os conceitos científicos não vêm para o aprendiz de uma forma já pronta.

Eles passam por um desenvolvimento substancial, dependendo do nível da habilidade da criança em compreender o modelo do adulto.

Vygotsky acreditava que enquanto os conceitos científicos abrem seu caminho "para baixo", impondo sua lógica á criança, os conceitos espontâneos abrem o caminho "para cima" encontrando o conceito científico e permitindo que o aprendiz aceite sua lógica.

Nas palavras de Vygotsky (1962/1986).

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