Monday, February 7, 2011

A Psicologia Sócio- Histórica do Desenvolvimento, de Lev Vygotsky

Embora conceitos científicos e espontâneos se desenvolvam em direções inversas, os dois processos estão intimamente conectados.

O desenvolvimento de um conceito espontâneo deve ser atingido um determinado nível para que a criança seja capaz de absorver um conceito científico a ele relacionado.

Por exemplo, os conceitos históricos podem começar a se desenvolver apenas quando o conceito cotidiano que a criança tem do passado é suficientemente diferenciado - quando sua própria vida e a vida daqueles ao seu redor podem ser encaixadas na generalização elementar "no passado e agora"; seus conceitos geográficos e sociológicos devem crescer a partir do esquema simples "aqui e em outras partes".

Ao trabalhar seu lento caminho adolescente, um conceito cotidiano limpa um caminho para o conceito científico e seu desenvolvimento descendente.

Ele cria uma série de estruturas necessárias para a evolução dos aspectos elementares mais primitivos de um conceito que lhe dão corpo e vitalidade.

Os conceitos científicos, por sua vez, fornecem estruturas para a elevação do nível de consciência e para o seu uso deliberado.

Os conceitos científicos crescem descendentemente através de conceitos espontâneos; os conceitos espontâneos crescem ascendentemente através de conceitos científicos. (Página 194).

No comments:

Post a Comment

Libras