Embora conceitos científicos e espontâneos se desenvolvam em direções inversas, os dois processos estão intimamente conectados.
O desenvolvimento de um conceito espontâneo deve ser atingido um determinado nível para que a criança seja capaz de absorver um conceito científico a ele relacionado.
Por exemplo, os conceitos históricos podem começar a se desenvolver apenas quando o conceito cotidiano que a criança tem do passado é suficientemente diferenciado - quando sua própria vida e a vida daqueles ao seu redor podem ser encaixadas na generalização elementar "no passado e agora"; seus conceitos geográficos e sociológicos devem crescer a partir do esquema simples "aqui e em outras partes".
Ao trabalhar seu lento caminho adolescente, um conceito cotidiano limpa um caminho para o conceito científico e seu desenvolvimento descendente.
Ele cria uma série de estruturas necessárias para a evolução dos aspectos elementares mais primitivos de um conceito que lhe dão corpo e vitalidade.
Os conceitos científicos, por sua vez, fornecem estruturas para a elevação do nível de consciência e para o seu uso deliberado.
Os conceitos científicos crescem descendentemente através de conceitos espontâneos; os conceitos espontâneos crescem ascendentemente através de conceitos científicos. (Página 194).
No comments:
Post a Comment