Tuesday, February 8, 2011

A Psicologia Sócio- Histórica do Desenvolvimento, de Lev Vygotsky

Enquanto Piaget buscou estudar e esclarecer o papel da contradição e da equilibração na aprendizagem, Vygotsky buscou estudar o diálogo. 

Ele estava interessado não apenas no papel da fala interna sobre a aprendizagem de conceitos, mas também no papel do adulto e dos pares do aprendiz á medida que eles conversavam, questionavam e negociavam sentidos. 

Ele alegou que "a aprendizagem mais efetiva ocorre quando o adulto leva a criança para o nível "potencial" de desempenho construído conjuntamente" (citado em Bickmore-Brand, 1993, página 49). 

Outros Psicólogos (Bruner & Ratner, 1978; Ninio &Bruner, 1978) levaram adiante essa pesquisa sobre dialógica e propuseram a noção de Scaffolding (armação). 

Estudando díades mãe ás vezes imitando o bebê, mas então variando a resposta levemente para estender e desafiar a resposta da criança. 

No comments:

Post a Comment

Libras