Wednesday, February 9, 2011

A Psicologia Sócio- Histórica do Desenvolvimento, de Lev Vygotsky

Apesar da diferença em habilidades de linguagem, os dois eram vistos como construindo significados conjuntamente.

Wells (1981) observou que esse processo de "armação" do diálogo (Scaffolding) continua ao longo do desenvolvimento inicial da linguagem e que a criança parece interiorizar o papel do adulto, até eventualmente dirigir-se a ele ou a si própria empregando os mesmos recursos.

Algumas Considerações. A noção de Vygotsky de que os conceitos científicos trabalham de forma descendente, enquanto os conceitos espontâneos trabalham de forma ascendente - a zona de desenvolvimento proximal - é controvertida para alguns construtivistas.

O conceito "científico" estará sendo visto como "verdade", no sentido objetivo, e o papel do professor estará sendo percebido como o de alguém que facilita a sua adoção pelo aprendiz?

Estará sendo feita a suposição de que um aprendiz possa "absorver" a compreensão conceitual do adulto se a combinação que provoca o desenvolvimento estiver certa - de que o sentido reside na representação simbólica do professor e que ele pode ser "transmitido" para um aprendiz?

No comments:

Post a Comment

Libras