Monday, January 31, 2011

O Paradigma Construtivista

O Construtivismo é fundamentalmente não-positivista e, como tal, posiciona-se em um solo completamente novo - frequentemente em oposição direta tanto ao behaviorismo como ao maturacionalismo.

Em vez de comportamentos ou habilidades como meta da instrução, são enfocados o desenvolvimento de conceitos e a compreensão em profundidade; em vez dos estágios serem decorrentes da maturação, eles são entendidos como construções reorganizadoras de um aprendiz ativo.

O Construtivismo, como um construto psicológico, origina-se no campo florescente da ciência cognitiva, particularmente na pesquisa posterior de Jean Piaget, na pesquisa sócio-histórica de Lev Vygotsky e na obra de Jerome Brunner, Howard Gardner e Nelson Goodman, entre outros, que estudaram o papel da representação na aprendizagem.

O restante deste capítulo descreve a obra de todos estes teóricos e então desenvolve uma síntese para descrever e defenir a teoria psicológica do construtivismo.

No comments:

Post a Comment

Libras