Embora os escritos de Piaget tenham aparecido ao longo de uma extensão de mais de 50 anos, é o trabalho feito nos 10 a 15 anos antes de sua morte que serve como a base psicológica do construtivismo.
Durante esse tempo, em vez de discutir estágios globais como descritivos da aprendizagem, como ele fizera em seus escritorios anteriores, ele e seus colegas focalizaram o mecanismo da aprendizagem; em vez de rotular o tipo de lógica usado pelos aprendizes (ou seja, pré-operatória concreta, concreta ou formal, eles focalizaram o processo que permite o surgimento de novas construções, ou seja, de novas perspectivas.
Para explicar aprendizagem, Piaget propusera, muito cedo em sua carreira, o mecanismo da equilibração, mais foi nos últimos 15 anos de sua vida que ele se voltou para este estudo, propondo delineamentos adicionais e até mesmo, eventualmente, reformulando seu modelo.
Equilibração Biológica
A fim de entender mais completamente o mecanismo da equilibração, é importante uma discussão de uma discussão da obra inicial de Piaget como um biológico estudioso dos caracóis.
O fascínio de Piaget centrava-se em torno da variabilidade da adaptação do caracol.
Ele estudou três grupos separados de Limnaea stagnalis ( Ver Figura 2.1): os que vivem em águas tranquilas e paradas (habitat A), os que vivem em águas medianamente agitadas por leves ondas (habitat B) e os que vivem em águas severamente agitadas por ventos fortes e ondas altas (Habitat C).
Embora a forma do caracol em água calma fosse alongada, as formas dos caracóis em ambos os tipos de água agitada eram as mesmas - globular e curvada.
Piaget acreditava que a forma globular se devia á atividade dos caracóis.
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