Thursday, February 10, 2011

Interacionalismo Semiótico: O Papel da Representação Simbólica

Embora as noções de zona de desenvolvimento proximal e scaffolding sejam um tanto problemáticas para os construtivistas, a noção de Vygotsky da interação dialética entre símbolo e pensamento no desenvolvimento de conceitos oferece um terreno fértil para a pesquisa.

Essa pesquisa tem sido convertida e, frequentemente, até mesmo contraditória em seus resultados; sendo assim, muitas questões referentes a este tópico ainda permanecem em aberto.

Por exemplo, Vygotsky e Luria estudaram camponeses analfabetos no ambiente rural da Ásia Central soviética e verificaram que sua fala e raciocínio ecoavam padrões de atividade situacional prática, enquanto para pessoas com alguma educação formal a relação foi invertida: categorias abstratas e sentidos de palavras dominaram a experiência situacional e a reestruturaram (Luria, 1976).

Este trabalho sugeriu que a representação simbólica realmente afeta o pensamento.

No entanto, a pesquisa de Lave (1988) em matemática produziu resultados opostos: a escolarização em matemática abstrata mostrou pouca conexão com as abordagens usadas para resolver problemas matemáticos em contexto - pessoas educados e não- educadas igualmente resolveram problemas financeiros relacionados com as compras diárias de formas semelhantes, e essas soluções não mostraram conexão com as abstrações aprendidas na escola.

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