Thursday, February 10, 2011

Interacionalismo Semiótico: O Papel da Representação Simbólica

Similarmente, Sinclair (1973) verificou que os conservadores usaram linguagem comparativa (ex., "mais alto do que", "mais baixo do que") para descrever os copos altos, finos, baixos e largos usados na tarefa de conservação de líquidos, enquanto os não conservadores não a usaram; portanto, ela pensou que os não conservadores usaram os termos para ver se o conceito comparativo embutido nas palavras exerceria um efeito sobre o desenvolvimento da conservação. Nenhum efeito significativo foi verificado.

Embora os efeitos da linguagem e os formalismos abstratos não pareçam ser diretos, parece haver, de fato, uma interação entre símbolo e pensamento quando comparamos representação entre meios, como linguagem, dança, música, ou desenho.

Por exemplo, Olson (1970) demonstrou que características diferentes de uma xícara são retratadas dependendo do que se está representando símbolicamente em argila, com papel e lápis ou pela linguagem.

Em argila, a característica mais importante para simbolizar pareceu ser o contorno e a relação dentro/fora do recipiente; com o papel e lápis, a alça e o lado foram retratados; com a linguagem, os sujeitos descreveram a função de uma xícara.

No comments:

Post a Comment

Libras