Wednesday, February 2, 2011

A Psicologia Cognitiva de Jean Piaget

Piaget observou que os caracóis globulares do habitat B, que tinham prole globular no Habitat B, tinham prole alongada quando eram removidos e colocados em um aquário do (habitat A).

Isso mostrou que a mudança na estrutura foi apenas uma mudança fenotípica, não é uma mudança genética permanente.

Em contraste, os caracóis no habitat C,  embora parecessem exatamente como os do habitat B, não apresentaram qualquer mudança, mesmo quando deixados em aquário por 16 anos, e sua prole era globular.

Em outras palavras, os caracóis no Habitat C eram claramente diferenciados, tendo um genótipo diferente.

A partir dessas observações, bem como a partir de observações do crescimento de Jean Piaget propôs uma posição intermediária entre as teorias conumente sustentadas naquele momento - as de Lamarck e Darwin.

Larmack proposusera que a evolução era um resultado da adaptação ou da acomodação do organismo á pressão do ambiente; para sobreviver em um ambiente em transformação, uma espécie fazia mudanças genéticas estruturais, mudanças adquiridas de natureza adaptativa.

Darwin assumiu um ponto de vista diferente.

Ele propôs que a evolução era devida a mutações aleatórias geradas pelo organismo, sobrevivendo qualquer mutações que se mostrasse mais adequada ao ambiente.

No comments:

Post a Comment

Libras