Wednesday, February 2, 2011

A Psicologia Cognitiva de Jean Piaget

Em contraste, Piaget assumiu a posição de que o comportamento conduz á evolução de novas estruturas porque o desenvolvimento do comportamento novo, mais ou menos, provoca um desequílibrio no genoma, o sistema regulatório da estrutura genética.

Essa perturbação provoca uma série de possibilidades ou "mutações" que resultam no genoma.

Eventaualmente uma nova adaptação ao ambiente é construída.

Piaget criticou tanto a teoria de Lamarck como Darwin como sendo desmasiado extremadas - a primeira como mecanicista, a segunda como sem própsito (Doll, 1993)

Ele via o comportamento e o organismo como um sistema unitário, tendo o equilibrio entre a estrutura do organismo e o ambiente a meta da adaptação.

Qualquer mudança em uma parte do sistema resultaria em outras mudanças, á medida que o comportamento equilibrasse a estrutura do organismo em relação ás características do ambiente.

Embora o trabalho de Piaget em Biologia não tenha recebido muita atenção dos pensadores da área durante sua vida ( com a excessão de Waddington, 1957), um interesse renovado por essa contribuição teve lugar na pesquisa de von Bertalanffy, Polanyi e Prigogine, á medida que os biólogos exploraram a teoria do caos e das estruturas dissipativas (Doll, 1993).

Equilibração Cognitiva: Embora a pesquisa inicial de Piaget fosse na área da biologia, a maior parte de sua vida fosse dedicada a estudar a gênese das estruturas cognitivas (os leitores não familiarizados com este termo poderiam referir-se á seção deste capítulo que trata deste tópico, onde ele é formalmente definido).

"O Sujeito existe porque, resumidamente, a natureza das estruturas consiste em seu a vir a ser, ou seja, seu ser "em construção"....

Não há nenhuma estrutura separada da construção" (Piaget, 1970, p.140).

Em suma, ele acreditava que o ser humano era um organismo em desenvolvimento, não apenas em um sentido físico, biólogico, mas também em um sentido cognitivo.

Por ver o organismo como um sistema unificado, uma estrutura (assim como os desenvolvimentos emocional, cognitivo e físico eram construtos indissociáveis), ele propôs e demonstrou através de muita pesquisa que o mecanismo que promove mudanças na cognição era o mesmo da evolução-equilibração.

De fato, ele propôs que este era o mecanismo em jogo em qualquer processo de transformação e crescimento.

No comments:

Post a Comment

Libras