Wednesday, February 9, 2011

A Psicologia Sócio- Histórica do Desenvolvimento, de Lev Vygotsky

Essas suposições não são embassadas no novo paradigma, mas, em vez disso, são um resíduo do velho.

Elas estão ainda fundadas em uma teoria da aprendizagem embasada na crença de que mantemos idênticos objetos significantes.

O mesmo ponto pode ser firmado sobre a noção de scaffolding em um cenário educacional.

Existe uma "verdade" para a qual o processo de "armação" do desenvolvimento conduz?

A verdade de quem? Alguns educadores querem um processo de scaffolding para modelar a teoria e direcionar a instrução, se bem que em momentos apropriados do desenvolvimento (Bruner & Ratner, 1978; Cazden, 1983); outros dão mais ênfase á cognição da criança e vêem o scaffolding apenas como oferecendo á criança novas possibilidades a serem levadas em consideração (Graves, 1983).

Bruner (1986), por exemplo, defendendo a primeira abordagem, sugere que o scaffolding deveria oferecer á criança "indícios e suportes que lhe permitam começar uma nova escalada, orientando-a sobre os próximos passos antes que ela seja capaz de apreciar sua importância por conta própria.

É o empréstimo da consciência [do adulto] que faz a criança passar pela zona de desenvolvimento proximal (Página 132)".

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