Embora conceitos científicos e espontâneos se desenvolvam em direções inversas, os dois processos estão intimamente conectados.
O desenvolvimento de um conceito espontâneo deve ter atingido um determinado nível para que a criança seja capaz de absorver um conceito científico a ele relacionado.
Por exemplo, os conceitos históricos podem começar a se desenvolver apenas quando o conceito cotidiano que a criança tem do passado é suficientemente diferenciado - quando sua própria vida e a vida daqueles aos seu redor podem ser encaixadas na generalização elementar " no passado e agora"; seus conceitos geográficos e sociológicos devem crescer a partir do esquema simples "aqui em outras partes".
Ao trabalhar seu lento caminho ascendente, um conceito cotidiano limpa um caminho para o conceito científico e seu desenvolvimento descedente.
Ele cria uma série de estruturas necessárias para a evolução dos aspectos elementares mais primitivos de um conceito que lhe dão corpo e vitalidade.
Os conceitos científicos, para sua vez, fornecem estruturas para a elevação do nível de consciência e para o seu uso deliberado.
Os conceitos científicos crescem descendentemente através de conceitos espontâneos; os conceitos espontâneos crescem ascendentemente através de conceitos científicos. (página 194).
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